O auto de infração de trânsito é um documento lavrado por autoridade pública com o fim de notificar e instaurar o processo administrativo para imputar a punição da infração. No entanto, embora o AIT (auto de infração de trânsito) seja um ato administrativo com presunção de veracidade, essa presunção é relativa.
Desta forma, o documento deve conter várias informações que devem ser analisadas criteriosamente para identificar possíveis divergências que podem levar à anulação da multa. Os dados que devem ser observados são:
Data da ocorrência;
Local;
Horário;
Dados do veículo;
Campo de observações.
O campo de observações pode ser de grande valia, pois possibilita que o agente atuador insira informações complementares sobre a infração. Por exemplo, no caso de aplicação de dupla infração, registrar no campo o condutor como masculino em uma infração e como feminino em outra, em um curto espaço de tempo, dificilmente seria possível.
Cada detalhe registrado pelo responsável pela autuação merece atenção. A defesa em uma infração de trânsito deve se ater aos fatos e estudar o caso dentro da realidade, apontando os possíveis erros.
Ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e teremos o prazer de ajudá-lo.