Com a data estimada para sua vigência em 11 de março de 2024 a Resolução CFM nº 2.336/2023 irá estabelecer certa flexibilidade, pois o Conselho Federal de Medicina (CFM) proibia a publicação de fotos de pacientes em redes sociais, incluindo fotos de antes e depois de tratamentos. A justificativa era que isso poderia violar o sigilo médico e expor os pacientes a riscos.
No entanto, a nova resolução vai permitir publicações de fotos de pacientes em redes sociais, desde que sejam cumpridas as condições prevista no art. 14 da Resolução CFM nº 2.336/2023, apresenta-se como principais regras, como, foto autorizada pelo paciente; não identificar o paciente na foto; utilizar a foto de forma educativa e se referir a especialidade do médico; a foto não deve conter qualquer tipo de manipulação ou edição que possa alterar a realidade do procedimento e entre outras observações estabelecidas.
A nova resolução foi aprovada no CFM com argumentos de que as fotos de antes e depois podem ser uma ferramenta útil para pacientes e médicos. Os pacientes podem usar essas fotos para se informarem sobre os resultados de tratamentos e para tomarem decisões sobre seu próprio cuidado. Os médicos podem usar essas fotos para orientar o público.
Ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e teremos o prazer de ajudá-lo.